IMAGENS CLÍNICAS OU IMAGENS CIRÚRGICAS
DATA LIMITE PARA ENVIO: 13 DE JANEIRO DE 2025
Para gerar o formulário de envio das imagens oftalmológicas é necessário preencher o cadastro de inscrição. É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nessa etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo boleto (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento).
NORMAS GERAIS
As imagens selecionadas ficarão disponíveis em monitores posicionados em área de grande circulação do congresso.
Ao cadastrar a imagem, o autor deve assinalar: IMAGENS OFTALMOLÓGICAS
Cada imagem terá um resumo no formulário on-line e um arquivo em PDF enviados simultaneamente.
Resumo/Descritivo:
Idioma: Português, Espanhol ou Inglês
Limite de 100 caracteres (incluindo espaços), descrição da patologia, parâmetros etc (o programa fará a contagem automática de caracteres).
Figuras e gráficos não serão aceitos no resumo.
Campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um asterisco (*) no formulário eletrônico.
Importante: Além do preenchimento do descritivo no formulário eletrônico, o autor deverá fazer o upload do arquivo em PDF seguindo as seguintes normas:
- 2 (duas telas) sendo:
- Primeira tela: seu nome e instituição e breve descrição da patologia
- Segunda tela: imagem
- Tamanho máximo: 5 MB
- Layout dos slides: formato retrato (16:9)
- Nomear o arquivo com o título do resumo/descritivo
Atenção: em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados.
ACEITE DAS IMAGENS
As imagens serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Organizadora do Congresso.
Os autores receberão por e-mail a notificação de aceitação da imagem no final de janeiro de 2025.
A apresentação será realizada digitalmente, isto é, os arquivos das Imagens Oftalmológicas serão apresentados em monitores distribuídos pela área do congresso, não sendo impressos nem expostos em painéis.
Ao submeter a imagem para seleção, os autores autorizam a Comissão Organizadora do SIMASP 2025 e todos os apoiadores do evento, a divulgar a imagem ou trabalho em âmbito nacional e internacional em qualquer meio de comunicação, vinculados/relacionados ao evento, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
As pesquisas realizadas no Brasil devem obedecer às regulamentações vigentes no país, em especial a Resolução do Conselho Nacional de Saúde número 466 de 2012. As pesquisas realizadas no exterior devem ter sido aprovadas em comitê de ética em pesquisa e terem sido conduzidas de acordo com as normas vigentes da Declaração de Helsinque.
A comissão julgadora pode, a qualquer tempo, rever decisão prévia sobre a apresentação da imagem caso julgue que a obtenção da imagem ou a pesquisa não foi realizada em conformidade com preceitos éticos ou resoluções relacionadas à pesquisa e boas práticas clínicas.
A Comissão Julgadora reserva o direito de excluir as imagens que não seguirem as normas estipuladas para o congresso.
Após o término do período de avaliação, os resumos dos trabalhos aceitos estarão disponíveis no site.
A Comissão Científica do SIMASP esclarece que a seleção de trabalhos científicos, imagens e vídeos é realizada de forma imparcial através dos resumos (abstracts) enviados eletronicamente. Critérios como originalidade, ineditismo, adequação da metodologia, resultados e conclusões apresentadas são utilizados na seleção para apresentação. Ressaltamos que a escolha de um trabalho científico, imagem ou vídeo para apresentação em um congresso não significa que a Comissão corrobora os métodos ou resultados. Acreditamos que as apresentações são justamente os primeiros passos para que autores exponham suas pesquisas às críticas da comunidade científica. A evidência científica é construída pelo acúmulo de anos de dedicação de pesquisadores de todo mundo através dos trabalhos que passam pelos estudos de bancada, relatos de caso até chegar aos grandes ensaios clínicos. Todos sabemos que a pesquisa efetivamente colabora com a construção desta evidência através das publicações que passam pelo crivo das revisões por pares e dos corpos editoriais das revistas científicas. Esta Comissão segue com seu papel de estimular o pensamento crítico em relação à pesquisa científica que deve continuar contribuindo para o avanço da medicina e de nossa especialidade.