Submissão E-Papers


O SIMASP 2025 apresenta o E-PAPER como nova modalidade para submissão de trabalhos científicos. Nesse formato inovador, além do resumo tradicional, o autor deverá enviar uma apresentação de um ou mais slides em formato de vídeo, com duração máxima de 8 minutos, contendo narração explicativa do conteúdo apresentado. A narração é obrigatória, mas a inclusão da imagem do autor no vídeo é opcional.

Os vídeos serão exibidos durante o congresso em monitores equipados com fones de ouvido, permitindo uma experiência de consulta interativa.

Participe ativamente dessa inovação no SIMASP 2025. Compartilhe seu conhecimento e descobertas no Congresso da Oftalmo da Escola.

DATA LIMITE PARA ENVIO: 13 DE JANEIRO DE 2025

Para gerar o formulário de envio de E-PAPERS é necessário preencher o cadastro de inscrição. É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nessa etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo boleto (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento).

NORMAS GERAIS

Somente serão aceitos os E-PAPERS enviados on-line pelo formulário do site. A data limite para envio é 13 de janeiro de 2025.

Ao iniciar o cadastro do trabalho, o autor deve assinalar TRABALHOS CIENTÍFICOS e no campo Forma de Apresentação, selecionar E-PAPER.

Atenção: Relatos de casos não são aceitos no formato de E-PAPER, o autor deve selecionar a opção específica para este tipo de trabalho no início do cadastro (RELATOS DE CASOS).

Cada E-PAPER terá um resumo no formulário on-line e um arquivo do vídeo enviados simultaneamente.

Cada E-PAPER deverá obrigatoriamente ter uma das áreas selecionadas no formulário eletrônico:

  • CATARATA
  • CIRURGIA REFRATIVA
  • DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA
  • ESTRABISMO
  • GLAUCOMA
  • LENTE DE CONTATO E REFRAÇÃO
  • NEURO-OFTALMOLOGIA
  • OFTALMOPEDIATRIA
  • ONCOLOGIA
  • ÓRBITA
  • PLÁSTICA OCULAR
  • RETINA E VÍTREO
  • ULTRASSOM
  • ÚVEA
  • VIAS LACRIMAIS
  • OUTROS

O limite de autores por trabalho é 6 (seis). Cada participante poderá ser primeiro autor em apenas 1 (um) trabalho. Não há limite para um mesmo participante aparecer como coautor em outros E-PAPERS. Toda a comunicação será através do e-mail do autor correspondente.

O mesmo trabalho não poderá ser submetido em mais de uma categoria / forma de apresentação.

Resumo: 

Idiomas: Português, Espanhol ou Inglês.

Limite de 2.500 caracteres (com espaços), estruturado com:

  • Objetivo: informar o objetivo da pesquisa, ressaltando a sua motivação;
  • Métodos: descrever sucintamente o material ou participantes avaliados e o método empregado em sua avaliação;
  • Resultados: descrever os achados relevantes com dados estatísticos e a respectiva significância, se pertinente;
  • Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo.

O programa de submissão fará a contagem automática dos caracteres do resumo eletrônico.

Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo.

Informar no formulário um e-mail de contato que será utilizado como canal de comunicação entre o público e os autores e será exibido junto ao resumo aprovado, no site e no aplicativo do congresso.

Campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um asterisco (*) no formulário eletrônico.

O resumo poderá ser revisado a qualquer momento desde o início do processo até 13 de janeiro de 2025, data limite para o envio, ou até o autor finalizar o trabalho e clicar em ENVIAR.

Atenção: em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos E-PAPERS enviados.

Importante: Além do preenchimento do resumo no formulário eletrônico, o autor deverá fazer o upload do arquivo do E-PAPER, narrado no formato de vídeo (mp4) seguindo as normas abaixo:

  • LAYOUT: 01 ou mais slides no formato horizontal (16:9);
  • TEMPO: limite máximo de 8 (oito) minutos;
  • ARQUIVO: tamanho máximo de 200MB;
  • FORMATO DO ARQUIVO DO VÍDEO: mp4;
  • IDIOMAS: português, espanhol ou inglês;
  • NARRAÇÃO: é obrigatória, mas a inclusão da imagem do autor no vídeo é opcional.

A apresentação será realizada digitalmente, isto é, os arquivos dos vídeos narrados (E-PAPERS) enviados serão apresentados em monitores equipados com fones de ouvido, distribuídos pela área do congresso, não sendo impressos nem expostos em painéis.

Ao submeter o E-PAPER para seleção, os autores autorizam a Comissão Organizadora do SIMASP 2025 e todos os apoiadores do evento, a divulgar o trabalho em âmbito nacional e internacional em qualquer meio de comunicação, vinculados/relacionados ao evento, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

As pesquisas realizadas no Brasil devem obedecer às regulamentações vigentes no país, em especial a Resolução do Conselho Nacional de Saúde número 466 de 2012. As pesquisas realizadas no exterior devem ter sido aprovadas em comitê de ética em pesquisa e terem sido conduzidas de acordo com as normas vigentes da Declaração de Helsinque.

ACEITE DOS E-PAPERS

Os E-PAPES serão avaliados e selecionados pela Comissão Julgadora do Congresso.

Os autores receberão por e-mail a notificação de aceitação do E-PAPERS no final de janeiro de 2025.

A partir da notificação de aceitação, os E-PAPERS serão disponibilizados para visualização no site e aplicativo do congresso.

A Comissão Julgadora pode, a qualquer tempo, rever decisão prévia sobre a apresentação do E-PAPER caso julgue que a pesquisa não foi realizada em conformidade com preceitos éticos ou resoluções relacionadas à pesquisa e boas práticas clínicas.

A Comissão Julgadora reserva o direito de excluir os E-PAPERS que não seguirem as normas estipuladas para o congresso.

A Comissão Científica do SIMASP esclarece que a seleção de trabalhos científicos é realizada de forma imparcial através dos resumos (abstracts) enviados eletronicamente. Critérios como originalidade, ineditismo, adequação da metodologia, resultados e conclusões apresentadas são utilizados na seleção para apresentação. Ressaltamos que a escolha de um trabalho científico para apresentação em um congresso não significa que a Comissão corrobora os métodos ou resultados. Acreditamos que as apresentações são justamente os primeiros passos para que autores exponham suas pesquisas às críticas da comunidade científica. A evidência científica é construída pelo acúmulo de anos de dedicação de pesquisadores de todo mundo através dos trabalhos que passam pelos estudos de bancada, relatos de caso até chegar aos grandes ensaios clínicos. Todos sabemos que a pesquisa efetivamente colabora com a construção desta evidência através das publicações que passam pelo crivo das revisões por pares e dos corpos editoriais das revistas científicas. Esta Comissão segue com seu papel de estimular o pensamento crítico em relação à pesquisa científica que deve continuar contribuindo para o avanço da medicina e de nossa especialidade.

APRESENTAÇÃO ORAL

Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentação como Tema Livre Oral em sessão específica dentro da programação do congresso.