IMAGENS CLÍNICAS OU IMAGENS CIRÚRGICAS
Data limite para envio: 30 de janeiro de 2026
Para gerar o formulário de envio das imagens oftalmológicas é necessário preencher o cadastro de inscrição. É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nessa etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo boleto (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento).
NORMAS GERAIS
As imagens selecionadas ficarão disponíveis em monitores posicionados em área de grande circulação do congresso.
Ao cadastrar o trabalho, o autor deve assinalar: IMAGENS OFTALMOLÓGICAS
Cada imagem terá um resumo no formulário on-line e um arquivo em PDF enviados simultaneamente.
Resumo/Descritivo:
Idioma: Português, Espanhol ou Inglês
Limite de 100 caracteres (incluindo espaços), descrição da patologia, parâmetros etc. (o programa fará a contagem automática de caracteres).
Figuras e gráficos não serão aceitos no resumo.
Campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um asterisco (*) no formulário eletrônico.
E-mail: O e-mail do autor correspondente ficará exposto junto com o trabalho como um canal de comunicação por parte do público sobre o trabalho.
Importante: Além do preenchimento do descritivo no formulário eletrônico, o autor deverá fazer o upload do arquivo em PDF seguindo as seguintes normas:
- 2 (duas telas/páginas) sendo:
- Primeira tela (página): seu nome e instituição e breve descrição da patologia
- Segunda tela (página): imagem
- Tamanho máximo: 5 MB
- Layout dos slides: 90 cm de largura x 120 cm de altura
- Nomear o arquivo com o título do resumo/descritivo
Atenção: em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados.
ACEITE DAS IMAGENS
As imagens serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Julgadora do Congresso.
Os autores receberão por e-mail a notificação de aceitação da imagem em fevereiro de 2026.
A apresentação será realizada digitalmente, isto é, os arquivos das Imagens Oftalmológicas serão apresentados em monitores distribuídos pela área do congresso, não sendo impressos nem expostos em painéis.
Ao submeter a imagem para seleção, os autores autorizam a Comissão Organizadora do SIMASP 2026 e todos os apoiadores do evento, a divulgar a imagem ou trabalho em âmbito nacional e internacional em qualquer meio de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
Certifique-se de ter permissão para usar qualquer imagem apresentada. Isso inclui uma licença para material protegido por direitos autorais e termo de consentimento de autorização de divulgação de imagem de qualquer paciente reconhecível na imagem.
As pesquisas realizadas no Brasil devem obedecer às regulamentações vigentes no país, em especial a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 2012, Carta Circular nº 166 de 2018 da CONEP/SECNS/MS, Lei nº 14.874 de 2024 e Decreto nº 12.651 de 2025. As pesquisas realizadas no exterior devem ter sido aprovadas em comitê de ética em pesquisa e terem sido conduzidas de acordo com as normas vigentes da Declaração de Helsinque.
A comissão julgadora pode, a qualquer tempo, rever decisão prévia sobre a apresentação da imagem caso julgue que a obtenção da imagem ou a pesquisa não foi realizada em conformidade com preceitos éticos ou resoluções relacionadas à pesquisa e boas práticas clínicas.
A Comissão Julgadora reserva o direito de excluir as imagens que não seguirem as normas estipuladas para o congresso.
Após o término do período de avaliação, e o aceite do trabalho para apresentação, o resumo ficará disponível para visualização no site do congresso.
A Comissão Científica do SIMASP esclarece que a seleção de trabalhos científicos, imagens e vídeos é realizada de forma imparcial através dos resumos (abstracts) enviados eletronicamente. Critérios como originalidade, ineditismo, adequação da metodologia, resultados e conclusões apresentadas são utilizados na seleção para apresentação. Ressaltamos que a escolha de um trabalho científico, imagem ou vídeo para apresentação em um congresso não significa que a Comissão corrobora os métodos ou resultados. Acreditamos que as apresentações são justamente os primeiros passos para que autores exponham suas pesquisas às críticas da comunidade científica. A evidência científica é construída pelo acúmulo de anos de dedicação de pesquisadores de todo o mundo através dos trabalhos que passam pelos estudos de bancada, relatos de caso até chegar aos grandes ensaios clínicos. Todos sabemos que a pesquisa efetivamente colabora com a construção desta evidência através das publicações que passam pelo crivo das revisões por pares e dos corpos editoriais das revistas científicas. Esta Comissão segue com seu papel de estimular o pensamento crítico em relação à pesquisa científica que deve continuar contribuindo para o avanço da medicina e de nossa especialidade.
PRÊMIO SIMASP 2026
Os 3 melhores trabalhos de cada categoria (PAPERS, E-PÔSTERS, VÍDEOS E IMAGENS) serão selecionados para concorrerem ao PRÊMIO SIMASP 2026.
No dia da sessão, os autores dos 12 trabalhos finalistas (3 e-papers, 3 e-posters, 3 imagens e 3 vídeos) estarão presentes na Arena, onde serão revelados os vencedores através do voto popular e da escolha do júri.
Os autores apresentarão os trabalhos vencedores e serão entrevistados para relatarem suas experiências na confecção dos trabalhos, imagens e vídeos.